24 de setembro de 2020

Projeto PPSUS/FAPESP – 2013

Website da Educação Permanente e Humanização: da interação na rede ao fortalecimento regional do Sistema Único de Saúde

Os avanços da atenção básica e o esforço de construir as redes de atenção à saúde e a regionalização do SUS dependem de equipes técnicas capacitadas e lideranças motivadas para promover mudanças. Este projeto, contemplado pelo Edital FAPESP do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – São Paulo (PPSUS/FAPESP 2014-500335) teve como foco a construção coletiva de um site para a disseminação das Políticas de Educação Permanente e de Humanização por meio da instância do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) dos trabalhadores municipais da abrangência de 26 municípios do Departamento Regional de Saúde – XIII de Ribeirão Preto, cujo principal desafio foi também agregar inovações tecnológicas que possibilitassem avanços ao processo de aprendizagem independente dos trabalhadores da saúde. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa mediatizada pela metodologia da pesquisa-ação, que foi iniciada em julho de 2014 e encerrada em janeiro de 2016. O produto final foi este site nephrp.com.br e o infográfico animado “Educação Permanente em Saúde”, desenvolvido pela aluna de mestrado Letícia Lopes Dorneles sob orientação da Profa. Rosangela Andrade Aukar de Camargo, que pode acessado no endereço https://www.youtube.com/watch?v=2-E2We4CjdU
Os resultados foram apresentados em inúmeros eventos nacionais e internacionais. O acesso ao site ocorreram em todos os estados do Brasil e em outros países; e até o momento o infográfico contabiliza mais de 62.000 visualizações.
Na equipe de pesquisa estavam a Profa. Luciana Mara Monti Fonseca, a Profa. Luciane Sá de Andrade e a Profa. Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, além das alunas: Letícia Lopes Dorneles, Caroline Silva Morelato (bolsista FAPESP), Ellen Cristina Gondim, Vivian do Prado e Jaíne N. da Silva.
Após o encerramento do PPSUS, outros alunos contribuíram com a manutenção do site e em Projetos de Cultura e Extensão e Iniciação Científica, entre eles estão: Cauane Souza Carvalho, Ana Sara Mendes Teixeira, Letícia Alves Moreira, Thatiane Cortez Silva e Henrique Pizzi.